Mudamos de endereço
WWW.MARCOSBIKUDO.COM.BR

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pranchinha de equilíbrio

Trocando uma ideia com o Digão, ele me falou de uma pranhcinha de equilibrio que o pessoal - ele mesmo - usa para exercícios de fortalecimento em clínicas de fisioterapia. Mas também usa para fazer um "surf indoor".

Já tinha utilizado um prancha dessas, mas era um blocão só, com o ponto para equilíbrio fixo na parte de baixo da prancha. Mas os modelos que o Digão mandou eram bem legais, uns de madeira maciça num processo menos industrializado, outros totalmente industrializados, no esquema de shape de skate.

Gostei da ideia e me propus a fazer pranchinha, já que ele estava cogitando comprar uma.

Iniciando pelos trabalhos básicos. Eu já tinha umas pranchas de cedro rosa que tinha comprado para outros projeto e resolvi utilizá-las. Desempeno, desengrosso e cortes perto das medida finais para iniciar o processo de colagem.


Para o proposto, resolvi utilizar alma para unir as peças, não tinha necessidade de ser algo tão reforçado, mesmo porque, pelo desenho que fizemos ainda teríamos dois reforços na parte de baixo que serviriam como delimitador do rolinho e segurar bem a união das peças. 


Em paralelo a prancha fui fazendo também o rolinho que fica embaixo. Juntei três peças do mesmo cedro rosa fazendo um sanduíche para depois colocar no torno. Essa parte foi tranquila pois não tinha que fazer nenhum desenho no cilindro, apenas chegar no raio esperado.


Peças unidas, hora de dar um formato para prancha. uma arrendondada aqui, outra ali e cheguei no formato esperando. Depois no processo da lixa dá para suavizar um pouco mais as linhas.


Agora é a vez das peças que servirão como delimitadores, assim diminuímos o perigo da prancha sair voando se alguém se desequilibrar quando estiver sobre ela. Peguei umas sobras de Imbuia e deixei colando para depois arredondar os cantos. Parafusos, cola e depois tampinhas para dar o acabamento.


Voltando para o cilindro enquanto a prancha vai colando. A ideia foi revestir o rolinho com EVA para que o contato com a prancha ficasse suave. No topo do cilindro fiz uma tampinha de Imbuia.


Lixa em toda prancha e depois seladora. Agora estou esperando os vídeos com os tombos para prublicar! Kd os vídeos Digão???


4 comentários:

  1. Olá! Tb trabalho com marcenaria. Nessa prancha vc aplicou só seladora? Ficou muito bom.
    Já brinquei muito com essa prancha, na minha cidade era conhecido como rola rola japonês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Jota, o acabamento foi só com seladora sim. Obrigado.

      Excluir
  2. Muito legal! Me inspirou a fazer a minha ao invés de comprar uma pronta. Quais são as dimensões, especialmente do shape?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks Henrique, agora estou no marcosbikudo.com.br, dá uma passada lá!!

      Vou procurar em minhas anotações para achar as dimensões!!

      Excluir

Deixei aqui seu comentário!!!