Mudamos de endereço
WWW.MARCOSBIKUDO.COM.BR

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ficha Técnica: IMBUIA

Nome Científico: Ocotea porosa (Nees ex. Mart.) Barroso

Família: Lauraceae

Nome Comercial BRASIL: imbuia.

Origem: O material lenhoso para os estudos tecnológicos foi obtido no norte do Estado do Paraná.

Habitat: Moderadamente pesada( densidade 0.65 g/cm3 ), dura, de cor muito variada, superfície irregularmente lustrosa e lisa, medianamente resistente, de grande durabilidade mesmo em obras expostas.

Características Morfológicas: Altura de 15-20 m, com tronco de 50-150 cm de diâmetro.Folhas finamente coriáceas, glabas, de 6-10 cm de comprimento por 1,5-2,0 cm de largura.

Características Gerais: Cerne: extremamente variável, do pardo-amarelado ao pardo-acastanhado e do pardo-escura-acastanhado ao pardo-havana-claro; madeira moderadamente pesada e dura ao corte.
Grã: direita à revessa
Textura: média
Cheiro: característico, superfície irregular lustrosa, geralmente apresenta veios ou estrias paralelas  
Gosto: um tanto amargo e adstringente.

Secagem: Madeira moderadamente pesada e dura ao corte, cerme extremamente variável, do pardo-amarelado ao pardo-acastanhado e do pardo-escura-acastanhado ao pardo-havana-claro, grã direita à revessa, textura média, cheiro característico, superfície irregular lustrosa, geralmente apresenta veios ou estrias paralelas, gosto um tanto amargo e adstringente.

Durabilidade: A madeira de IMBUIA, segunda observações práticas a respeito de sua utilização é considerada resistente ao ataque de organismos xilófagos.

Preservação: A madeira de IMBUIA, em ensaios de laboratório, quando submetida a tratamento sob pressão, demonstrou ser impermeável às soluções preservantes.

Usos: A madeira de IMBUIA por ser moderadamente pesada, de cor agradável e propriedades mecânicas médias, pode ser usada para móveis de luxo, folhas faqueadas decorativas, acabamentos internos, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas venezianas, vigas caibros, ripas, entalhe, coronhas de armas de fogo, esquadrias peças torneadas e instrumentos musicais.

Usos interessantes: A árvore é bastante ornamental e pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral.Seus frutos são avidamente procurados por várias espécies de pássaros, sendo presença obrigatória nos plantios mistos de áreas de preservação permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei aqui seu comentário!!!