Mudamos de endereço
WWW.MARCOSBIKUDO.COM.BR

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fundo colocado

Estou em dívida com o blog, preciso me dedicar um pouco a mais... vamos começar a agora então!

Atualizações? Bar folheado, lixado, com seladora aplicada. Fundo da parte de cima já está fixado também. Já encomendei os vidros da porta de correr. Comecei a fazer os baguetes que servirão de trilhos para que os vidros possam correr.

Optei por fazer a porta de correr da parte de cima apenas de vidro, sem fazer moldura, pois assim ganho mais visibilidade para o painel com os rótulos de cachaça. Para isso terei que fazer umas "baguetinhas" para que o vidro possa correr entre elas.

Peguei o pedaço de freijó que tinha guardado na marcenaria, passei na desempenadeira apenas um dos lados, depois tirei um filete de uns 7 cm, voltei para desempenadeira para passa o outro lado. Com dois lados limpos, fui para serra de bancada tirar 6 baguetinhas de 1 x 1 cm. 

Depois de lixar com a 60 para "tirar o grosso", passei uma 180 arredondando os cantos e já apliquei a primeira demão de seladora. Agora é só pegar os vidros, passar mais duas demãos de seladora e fixar as baguetes! Não vejo a hora de levar a parte de cima do "Bar do Bikudo" para casa. 

Mesmo sabendo que ainda terei trabalho para fixá-lo na parte de baixo.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Terminando de folhear

Semana para terminar de folhear o Bar do Bikudo, e já comecei a finalização na segunda mesmo. Tinha uma data pendente para repor e aproveitei para folhear toda frente do móvel.

Cola de contato para todo lado, primeiro na folha de freijó e depois na frente do móvel. Deu um certo trabalho pois tenho peças na vertical, na horizontal e na diagonal. Mas depois de esperar a cola ficar "no ponto", bastou cortar os filetes já na espessura correta e começar a colar. 

Primeiro os filetes maiores e verticais (2), seguindo a sequência foi a vez das horizontais (3), as verticais menores (2) e finalizando as diagonais (2 maiores e 4 menores). Vamos agora para a fase lixa seladora, e essa semana termina essa fase. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Painel das Cachaças


O último feriado (01/05), foi o dia do trabalho manual em casa, o dia do artesanato. Enquanto a Carla estava pintando o Banquinho que reformamos, eu fui fazer a decoupage dos rótulos de cachaça para montar o painel que ficará no fundo do Bar do Bikudo.

Primeira dúvida, como fazer a decoupage. Uma busca básica na internet, outra olhada nos "meus favoritos" e voilá, encontrei no Além da Rua Atelier um post bem legal explicando a técnica.

Agora mãos a obra. Distribui os rótulos em cima do fundo que já havia cortado na marcenaria, tinha que definir a disposição dos rótulos pois queria dar destaque maior para alguns. Com isso, os que terão o maior destaque ficaram na parte superior, as cachaça ficarão na prateleira mais alta do bar o ângulo de visão irá privilegiar a parte superior do fundo.

Comecei o processo de decoupage usando pincel, cola diluída e uma espátula de plástico para que não ficassem bolhas por baixo dos rótulos. Perdi uns dois rótulos durante o processo, pois acabei exagerando na água no momento de diluir a cola e eles acabaram enrugando. 


Retirados os rótulos problemáticos, e sobrepondo outros finalizei a colagem. Esperei secar a cola e passei uma primeira demão de uma resina fosca que já tinha em casa, uma que usei para passar nos tijolinhos do meu balcão e parede da sala. Gostei do resultado e passei uma segunda demão!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Trabalhando no paralelo

Essa semana foi meio corrida e não consegui fazer tudo que queria no "Bar do Bikudo", pois estou naquela fazer de folhear, lixar, seladora.... Isso de um lado, espera secar, vai para o outro, espera secar.

Ai aproveitei para trabalhar no paralelo!! Tínhamos um banquinho surrado em casa, todo estragado que resolvemos restaurar. Primeiro passo foi levar o banquinho para Itaquá no final de semana e mandar bala na lixadeira.

O banquinho tinha uma formica meio amarela/beje no tampo, tentei removê-la sem muito sucesso, como o tampo era de compensado, ele acabou soltando as pranchas e teria que passar massa em tudo, conclusão, mais fácil fazer um tampo novo.

"Enquanto isso na sala de justiça" - Podemos dizer na sacada, a Carla finalmente pode pintar o banquinho de PINK! Pronto, temos uma peça PINK em casa agora. Depois de passar uma base de latex branco, vieram algumas demãos de esmalte.

Agora faltava apenas o tampo. Peguei uma sobra de compensado na marcenaria e cortei a peça 30 x 30 cm e arredondei as pontas, depois descolei um pedaço de formica preta (valew Oliver!!) para coloca no tampo, e para fazer uma graça, passei a tupia em volta para dar um charme! Depois seladora na lateral para proteger e....  ai está o resultado!